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Cuidados necessários à contratação da administradora do condomínio

Quando o síndico pensa em dividir a responsabilidade do gerenciamento do condomínio com uma prestadora de serviços, uma série de cuidados deve ser observada. Um dos mais importantes é consultar outros síndicos sobre a administradora escolhida. O diretor de condomínios do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Cássio Thut, relacionou 25 itens que requerem atenção. Acompanhe as sugestões e feche uma boa parceria:

1. Verifique os aspectos gerenciais da empresa a ser contratada.
2. Observe a atitude e postura dos empregados da administradora, quanto à
capacidade de atender clientes.
3. Confira os recursos da empresa e qual a relação dos empregados
com computadores e linhas telefônicas.
4. Acompanhe a capacidade administrativa - agilidade nas respostas e respeito aos
prazos estabelecidos.
5. Cheque a filosofia de administração - se está realmente preocupada em valorizar
o patrimônio administrado.
6. Verifique o tempo de atuação da administradora no mercado.
7. Certifique-se que os sistemas financeiros e contábeis proporcionam a devida
segurança na demonstração das receitas e despesas do condomínio.
8. Observe o nível de fidelidade. A administradora tem conhecimento de que a cada
orientação prestada torna-se co-responsável dos atos praticados pelo cliente?
9. Confira se há programas internos de atualização dos profissionais.
10. Atente aos conhecimentos técnicos. A adminsitradora mantém em seus quadros profissionais
qualificados para cada situação?
11. Questione se a empresa tem sistemas de atualização normativa.
12. Cheque se são oferecidos serviços de atendimento fora do horário comercial. A
empresa dispõe de algum serviço 24 horas, para atendimento aos clientes?
13. Verifique se os funcionários estão preparados para cumprir as exigências legais
no preenchimento de guias e demais documentos oficiais.
14. Confira se há capacidade de colaboração. Existe estrutura para atender as
solicitações de todos os condôminos?
15. Observe a freqüência das inspeções técnicas.
16. Faça perguntas sobre o sistema e freqüência das comunicações encaminhadas à
comunidade administrada.
17. Solicite alguns “Informes aos Síndicos”. Veja também quais são os canais de
comunicação utilizados.
18. Consulte as informações ao corpo diretivo - meio utilizado para informar sobre os
problemas e soluções encontrados.
19. Entre em contato com os demais condomínios administrados e cheque as
referências obtidas.
20. Cheque o número de edifícios administrados, isso reflete o porte da empresa.
21. Fique atento à filosofia na administração de contratos.
22. Verifique como é a política de cobrança de inadimplentes.
23. Cheque também as referências com ex-clientes da adminsitradora.
24. Veja se os honorários mensais são realistas e se fazem jus aos serviços
prestados.
25. Pergunte em quais casos são cobrados honorários adicionais.
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