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AlphaVille quer mostrar que não é apenas um condomínio

 Única empresa da Gafisa que apresenta bons resultados reformula sua marca em nova campanha. No meio do negativo balanço do primeiro trimestre da Gafisa, que teve prejuízo líquido de R$ 31,5 milhões, um negócio se destacou positivamente. A marca AlphaVille, comprada pelo grupo em 2006, apresentou margem de 33%, o triplo da média do grupo. Nada mais natural que a empresa decidisse impulsionar os negócios da marca em 2012. Para cuidar bem de sua "joia da coroa", a Gafisa encomendou um plano de atualização e reforço do nome AlphaVille. Ouviu clientes e consultores e preparou, durante um ano, o reposicionamento da linha de condomínios de luxo. O resultado estará no ar a partir do dia 28, quando estreia a nova campanha institucional da empresa.


"A companhia está em um momento fabuloso, com crescimento de 30% ao ano e os olhos do grupo estão voltados para ela. Decidimos no ano passado que em 2012 iríamos lançar uma grande campanha institucional", afirmou Fabio Bianchini Valle, diretor comercial e de novos negócios da AlphaVille.


A empresa, que respondeu por 28% dos lançamentos do grupo Gafisa no ano passado, passará a ter uma participação de 40% no total de projetos lançados em 2012.


O primeiro passo para preparar a nova campanha foi ouvir os clientes. A AlphaVille contratou as consultorias Alexandria e FutureBrand para conhecer melhor seu consumidor e pensar em como falar com ele. Foi assim que descobriu, por exemplo, que 80% dos clientes achavam que o logotipo de AlphaVille era verde e não vermelho, como era até então.


Outra constatação foi de que o nome completo da empresa, "AlphaVille Urbanismo", era uma redundância. "A palavra AlphaVille traz implícitos conceitos de urbanismo. A utilização do descritivo era desnecessária", disse o diretor de projetos da FutureBrand, André Menezes. Problema resolvido: a empresa abriu mão do sobrenome e adotou um logotipo verde.


As pesquisas também revelaram quais são as 12 motivações que levam uma família a preferir morar em um loteamento de AlphaVille a viver em um apartamento em bairro central. Esses atributos, como qualidade de vida e segurança, serviram de inspiração para as campanhas da marca. "Não vendemos apenas um produto imobiliário. As pessoas compram uma alternativa de vida", disse Valle.


A missão de transmitir essa mensagem em campanhas publicitárias ficou a cargo da agência QG Propaganda, do grupo Talent. "As campanhas no setor imobiliário são muito focadas em vender produto. O que planejamos para AlphaVille é diferente. Queremos trabalhar a marca institucional", disse o diretor da QG, Paulo Zoéga.


Na publicidade de empreendimentos, diferenciais como sacada, churrasqueira e a quantidade de vagas na garagem são os destaques. "É tudo palpável. Para trabalhar a marca, a comunicação foca em atributos intangíveis", disse o publicitário.


O principal deles é a qualidade de vida. O filme terá cenas do dia a dia de pessoas nos empreendimentos de AlphaVille. É o café da manhã na cama, as crianças no quintal com o cachorro e a confraternização entre vizinhos. A empresa preparou peças para canais de TV a cabo, cinema, elevadores, mídia impressa e digital. As inserções serão veiculadas até novembro.


Novos produtos. AlphaVille vai aproveitar a campanha publicitária também para reforçar suas sub-marcas. Além dos loteamentos que levam o seu nome, a empresa vende lotes menores com a marca TerrasAlphaVille e casas prontas com a grife ConceitoA.


A diversificação de produtos começou em 2009, mas os clientes ainda associam a empresa apenas aos produtos AlphaVille tradicionais. "Queremos mostrar que a AlphaVille é uma marca de vários produtos", disse Valle, diretor da empresa.



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