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RP terá Extra e Wal-Mart.

Grandes redes de hipermercado planejam lojas nas avenidas Maurílio Biagi e Presidente Vargas para 2007.



ADRIANA MATIUZO

Duas das maiores redes de varejo em atuação no Brasil, a norte-americana Wal-Mart e a francesa Casino, que detém as marcas Extra e Pão de Açúcar, preparam a instalação de novas unidades em Ribeirão nos próximos meses.

As novas lojas devem começar a funcionar em 2007, gerar em torno de mil empregos diretos e consumir investimentos de mais de R$ 100 milhões. Além disso, vão aumentar a concorrência no setor, que também tem a presença do Carrefour na cidade.

O Extra, parte do Grupo Pão de Açúcar (líder do setor com 15,2% do mercado), planeja sua loja na Avenida Presidente Vargas, nas proximidades da João Fiúsa, onde hoje é a concessionária de veículos da marca Honda, a Lago San. A rede já está em 21 cidades do interior, incluindo Araraquara e São Carlos.

A Gazeta apurou que o investimento só com o terreno é de R$ 22 milhões. Já existe na Secretaria de Planejamento e Gestão Ambiental do município um pedido de diretrizes para o empreendimento. Ou seja, uma espécie de orientação para a fase inicial do projeto sobre as características do terreno.

Segundo o secretário, Wilson Laguna, para este tipo de empreendimento o próximo passo é a apresentação de um anteprojeto para a execução da obra, o que deve estar dentro dos parâmetros do Código da Sanitário e também do Código de Obras do Município, projeto de lei que está em fase de discussão pelo Comur (Conselho Municipal de Urbanismo).

Já a rede norte-americana Wal-Mart, que já tem uma loja em Ribeirão (junto ao Novo Shopping) e acaba de abrir outra em São José do Rio Preto, pretende se instalar na Avenida Maurílio Biagi.

O diretor regional da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Aurélio José Mialich, informou que já ouviu várias histórias sobre a instalação de novos hipermercados na cidade, mas que até agora não houve nenhum comunicado concreto.

Mialich vê com ressalvas a vinda dos dois hipermercados Segundo ele, a vinda dos dois empreendimentos também gera o que ele chama de "canibalismo", ou seja, quando lojas começam a perder clientes para outras da mesma rede.

Na avaliação do analista financeiro do Inepad (Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração) Edson Carminatti, a vinda de novos hipermercados tende a ser positiva para a cidade porque aumenta a concorrência de preços, traz investimentos e cria novas frentes de trabalho.

Segundo ele, é fato que as grandes redes estão fazendo projetos no sentido de se inserir em áreas onde tinham pouca ou nenhuma atuação até bem pouco tempo.

"É fato que Ribeirão já se consolidou como cidade prestadora de serviço no varejo e na Educação e a prova disso é que redes de outras cidades, como Gimenes e Savegnago, vieram para cá. A vinda de dois novos hipermercados, sem dúvida, irá dinamizar o mercado da cidade", afirmou Carminatti.

A assessoria de imprensa do Wal-Mart informou que a rede só se pronuncia sobre seus projetos quando as lojas já estão em fase de conclusão.

Já o Extra confirmou o interesse em Ribeirão e informou que o projeto já está com a prefeitura.

Apas vê com ‘ressalvas’

O diretor regional da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Aurélio José Mialich, informou que já ouviu várias histórias sobre a instalação de novos hipermercados na cidade, mas que até agora não houve nenhum comunicado concreto. Mialich vê com ressalvas a vinda dos dois hipermercados.

Para ele, a cidade já está bem servida de supermercados e isso leva a uma redução nas vendas das redes que já existem na cidade, inclusive das lojas de pequeno porte nos bairros. "A gente vai acomodando, mas diminui as vendas sem dúvida", disse o diretor da Apas.

Segundo ele, a vinda dos dois empreendimentos também gera o que ele chama de "canibalismo", ou seja, quando lojas começam a perder clientes para outras da mesma rede.

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