Estabelecimentos comerciais tentam sobreviver na rua José Bonifácio, que já teve uma rede hoteleira de prestígio.
IGOR SAVENHAGO
Paralela à avenida Jerônimo Gonçalves, a rua José Bonifácio tem vocação para os negócios. Desde o seu surgimento, no final do século XIX. Inteirinha tomada por estabelecimentos comerciais, segue a tendência de quando era freqüentada pelos viajantes que chegavam a Ribeirão Preto pela Estação Ferroviária Mogiana, fundada em 1883 onde é a atual Rodoviária.
Naquela época, quando Ribeirão ainda era a Vila de São Sebastião, a José Bonifácio, que ganhou esse nome em 1885 e foi instituída, oficialmente, em 1897, através de uma lei municipal, já gozava de intenso prestígio econômico.
Para aproveitar o agitado movimento de pessoas em torno da estação, os donos de terrenos e imóveis nas proximidades se apressaram em implantar lojas e armazéns - é nesse período que surge o Mercado Municipal -, residências para abrigar os funcionários, depósitos para guardar um grande volume de produtos e, principalmente, hotéis, pensões e hospedarias para oferecer um leque de opções a quem procurava um lugar para passar a noite.
De acordo com o arquiteto Éder Donizete da Silva, que em 1998 estudou, em sua dissertação de mestrado apresentada à Unesp de Franca, a decadência das construções da José Bonifácio, a rua teve uma importante rede hoteleira durante muitos anos.
Em entrevista por telefone à Gazeta, Silva, que nasceu em Ribeirão Preto, mas atualmente mora e dá aulas em Pernambuco, afirma que, com o passar do tempo, a cidade cresceu em outras direções, o que provocou uma diminuição da influência dos locais próximos ao córrego na economia da cidade.
"Até hoje, a região da José Bonifácio tenta se livrar da denominação "Baixada", que, na minha opinião, é pejorativa. Mas, além da expansão da cidade para outras áreas, essa imagem negativa tem uma explicação curiosa. Como os hotéis eram muito freqüentados por moças que vinham se apresentar nos teatros e bares em Ribeirão, suspeitava-se que a José Bonifácio era um reduto de turismo sexual, de prostituição e, com isso, um terreno fértil para outros problemas, como o tráfico de drogas", explica.
Os hotéis desapareceram, mas essa associação da rua com a criminalidade não foi totalmente apagada. Em contrapartida, a tradição comercial também permanece viva, puxada pelo setor automobilístico. As lojas de peças para motocicletas são as mais comuns. Uma vizinha a outra.
Aos 21 anos, Bonifácio partiu para estudar na Universidade de Coimbra, onde se especializou em Mineralogia. Já em 1822, quando ocupava o cargo de ministro no Brasil. Chegou a ser apontado como um dos homens mais poderosos do país. Após a proclamação da Independência, no entanto, surgiram divergências entre os partidos políticos da época.
Democratas e aristocratas entraram em choque. Bonifácio, líder do grupo aristocrata do Partido Brasileiro iniciou uma campanha para afastar os democratas de D. Pedro. Os conflitos, aos poucos, foram enfraquecendo o Ministério dos Andradas, que se acentuou após a renúncia de Pedro, em 1831. (
PERSONAGENS