A demanda de quem procura imóvel para alugar é maior que a oferta no começo do ano em Ribeirão Preto. A afirmação é de imobiliárias, que são procuradas principalmente por estudantes. A cidade possui nove faculdades e muitos alunos vêm de outros municípios e até de outros estados.
Em uma imobiliária da cidade, a procura por imóveis cresceu 30% nos primeiros dias deste mês, em comparação com o mesmo período de dezembro. E, muitas vezes, as pessoas não encontraram a casa ou o apartamento que querem alugar. “Isto, infelizmente, vem ocorrendo bastante nos últimos anos em Ribeirão. A demanda é maior do que a oferta “, explica o consultor imobiliário Maurício Moreira Júnior.
A agente penitenciária Larissa Santos já procurou imóveis em quatro imobiliárias e ainda não conseguiu alugar um apartamento. “Há muitos estudantes procurando nesta época. Então, é complicado encontrar uma boa localização e disponibilidade”, afirma.
O estudante Frederico Elias é da cidade de Patrocínio (MG) e montou uma república com outros três amigos, que são de Sertãozinho e São Joaquim da Barra. Eles percorreram 15 imóveis até conseguirem encontrar uma casa no bairro Ribeirânia. “A primeira dificuldade foi encontrar um imóvel ideal. A segunda dificuldade foi conseguir casas onde poderiam ser montadas repúblicas”, disse Elias.
Mas as pessoas devem ter atenção antes de fecharem negócio. É importante saber que o pagamento do condomínio e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é a cargo do locatário.