A cada dia, cresce o número de consumidores que buscam informações sobre o mercado imobiliário na internet.
A internet se tornou uma poderosa ferramenta para quem divulga e para quem busca informações sobre os mais variados assuntos. O acesso à rede está cada dia mais facilitado, seja em um computador em casa ou no trabalho, ou até mesmo através do celular. Os dados ficam a apenas alguns cliques dos internautas de forma rápida, precisa e ilustrativa.
No ramo da construção civil não é diferente. Atentas a essa realidade, construtoras e imobiliárias de Ribeirão Preto passaram a investir na criação de sites especializados que são verdadeiras vitrines para os consumidores. Nas páginas, além de conhecer um pouco mais sobre a filosofia das empresas e conferir o portfólio dos empreendimentos já realizados, o cliente pode analisar cada característica do imóvel, como localização, metragem, planta, número de suítes, itens na área de lazer e data de entrega, enquanto visualiza as perspectivas e as fotos do produto. Assim, é possível pesquisar, comparar e fazer uma lista com os atrativos antes de começar as visitas às empresas e às obras.
Atuando no mercado há 17 anos, a Pereira Alvim possui um site há oito anos. Segundo o gerente de marketing da construtora, Julio Di Madeo, a utilização da internet é extremamente positiva para a empresa. “Nosso site é completo e tem como meta promover a interatividade. O cliente fica vontade para checar as informações na rede. Por isso, mantemos nossa página repleta de conteúdo, com atualizações constantes. Destaque para a ferramenta ‘corretor online’, que permite tirar dúvidas sobre todos os nossos produtos em tempo real, sem precisar se deslocar até um ponto de venda. Isso traz praticidade, comodidade e economia de tempo para quem está procurando um imóvel”, afirma Julio.
As imobiliárias também aderiram a esse recurso tecnológico e o sucesso da ação pode ser constatado em números. No site da Piramid Imóveis, por exemplo, foram 219 mil acessos do dia 1º de janeiro deste ano até o dia 17 de fevereiro, uma média diária de 4.500 usuários. Os dados são revelados pelo sócio-diretor da empresa, Adair Antonio Porfírio, que está bastante satisfeito com os resultados. “Com a página na internet, aumentamos o nosso alcance, já que estamos em atendimento 24 horas, todos os dias. Essa ferramenta proporciona o pré-atendimento de centenas de clientes ao mesmo tempo. Quando o consumidor chega à imobiliária, o processo de escolha já está bem definido e isso, sem dúvida, representa mais agilidade e segurança no processo”, indica.
Juntamente com a relação de empreendimentos para locação e venda, a imobiliária disponibiliza aos usuários várias notícias relacionadas ao mercado e acesso rápido a vários serviços públicos relacionados a imóveis, como os portais da Prefeitura, Daerp, CPFL, cartórios e bancos. Desde maio de 2010, a empresa oferece o Sistema Interativo Cliente (SIC), mecanismo que permite que os clientes acompanhem todos os procedimentos comerciais, administrativos e financeiros relativos a seus imóveis. Mais de 80% dos proprietários, inquilinos e compradores registrados na imobiliária já utilizam esse sistema. Segundo Adair, há uma avaliação em andamento para constatar se é viável expandir a ação da empresa na internet através das redes sociais, como Twitter e Facebook.
A imobiliária Santa Maria também tem um site repleto de informações para seus clientes. O diretor, Sérgio Valente, afirma que a boa aceitação é resultado do momento próspero do setor imobiliário e das atitudes da empresa perante o público. “A construção em Ribeirão Preto tem uma produção elevada e estável, portanto, temos um ramo muito aquecido. A oferta é grande, assim como a demanda, por isso, são muitas negociações realizadas frequentemente. Nesse cenário, o site é uma ferramenta fundamental, diminuindo as distâncias e aproximando a imobiliária do público. Através do nosso sistema, atendemos, inclusive, a clientes internacionais, da Europa, da Ásia e das Américas. Mas o sucesso do site é consequência de um trabalho bem feito pela imobiliária não só virtualmente, já que, na hora de fechar negócio, as pessoas prestigiam empresas sérias, com credibilidade e nome consolidado”, conclui.
Texto: Paula Zuliani
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