|
Outras notícias

Vale-tudo imobiliário.

Para atrair o consumidor Construtoras dão carro e até garantem o pagamento de parcelas para venderem imóveis em meio à crise.



Com a forte concorrência do setor imobiliário de Ribeirão e o temor causado pela crise econômica internacional, empresas reforçam o investimento em estratégias de marketing para atrair clientes e aumentar as vendas. Ao assinar o contrato de um imóvel, o comprador pode ganhar carro um zero, eletrodomésticos e móveis, além de ter à sua disposição programas de segurança em meio as turbulências de mercado.

Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, segundo dados da Secretaria de Planejamento, foram aprovados 107 projetos de condomínios e apartamentos em Ribeirão. O número é 98% maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram aprovados 54 projetos.

Segundo o economista Roberto Brito de Carvalho, professor da área de publicidade e propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), foi o “boom” imobiliário que fez as incorporadoras e construtoras aumentar os gastos com publicidade e técnicas de marketing. “Essas ações são importantes pois instigam o consumidor. Como existia um grande número de imóveis, é preciso trabalhar em estratégias para atrair compradores.”

A empresa Bilb Desenvolvimento Imobiliário premia compradores com jantares, carro zero, parcelas fixas e garantia de recompra do imóvel. “São estratégias para incentivar os clientes, que têm bons resultados. E com a crise, o objetivo é tirar o medo do cliente”, disse Nader Gentil Lucif, gerente comercial da Bilb.

Para Carvalho, as técnicas de marketing também ajudam durante a crise. “Uma das ações mais inteligentes durante esse momento é a recompra dos imóveis, isso cria segurança.”

A construtora Goldfarb garante a recompra da unidade, caso o comprador perca o emprego, e ainda presenteia clientes com eletrodomésticos. “As ações fizeram a diferença, trouxeram reflexo direto nas vendas. Isso deu segurança aos clientes que começaram a ter dúvidas com a crise”, disse o gerente de marketing da Goldfarb, Antônio Rodrigues da Silva Junior.

FRASE

“Mesmo com todo o marketing, deve haver desaquecimento do setor imobiliário, e dentro de uns seis meses o preço dos imóveis vai cair”

Roberto Brito de Carvalho Economista

Planos de pagamento contam mais

O aspecto que mais pesa na hora de escolher um imóvel é a condição de pagamento, segundo o economista Roberto Brito de Carvalho. “A compra de um imóvel não é como a de outro bem. Tem de ser bem pensada, e não é só a estratégia de marketing que deve contar, apesar dela influenciar bastante”, disse. O engenheiro de manutenção Roni Carlos Virgilio Costa, que comprou uma unidade no Fit Parque Lagoinha da Bild e foi premiado com um carro zero, teve sua compra impulsionada pelo projeto, mas o prêmio também atrai. “São campanhas bem atrativas, mas não pode comprar só por isso”, disse. A empresária Clarice Dumas também foi premiada quando assinou contrato do Panoramic, da Goldfarb. “Ganhei uma TV 29 polegadas, acho que promoções ajudam, mas não é o que define a compra.” (RS)

BOOM

107 Projetos de condomínios e apartamentos foram aprovados neste ano em RP

Cliente deve se sentir seguro

Além das estratégias de presentear clientes e oferecer garantias de compra, as empresas investem no relacionamento. A incorporadora Cosil criou um projeto para fidelizar clientes que acompanha e oferece assistência aos compradores desde a assinatura do contrato até a entrega das chaves. “O programa deixa o cliente mais seguro e até mesmo em meio às turbulências econômicas o comprador fica mais tranqüilo para investir”, disse Luciano Faria, gerente comercial da Cosil. Segundo o economista Roberto Brito de Carvalho, todas as técnicas de marketing adotadas pelas empresas ajudam, mas vão resolver o problema de queda nas vendas com a crise. “Essa é uma situação estrutural, o comprador pode se sentir atraído pelas promoções e facilidades, mas o problema é na hora de conseguir o financiamento. Com a crise, os créditos foram reduzidos.” Segundo o economista, a tendência com o enxugamento do crédito e queda nas vendas é a queda no valor dos imóveis. (RS)


RAISSA SCHEFFER
 

0
|
0