Algumas cidades têm economia rural mais forte do que a economia urbana. Pradópolis, para ficarmos em nossa região, é um oportuno exemplo. Outras, ao contrário, têm economia urbana mais forte do que a rural. Não raro, a economia destas cidades dá destaque ao binômio comércio e serviço embora também haja aquele tipo de cidade com indústria cuja renda pesa mais do que outros setores na geração do PIB. Ribeirão Preto tem forte economia urbana emoldurada por uma região em que a renda gerada vem mais do campo. É um híbrido que a torna diferente, do ângulo de análise, sobretudo para urbanistas.
“Ao rei, tudo. Menos a minha honra”, dizia o deputado Djalma Marinho, do Rio Grande do Norte nos idos da década de 60 do século XX. Pode-se parafrasear o parlamentar, dizendo: “tirando a honra e ficando somente com os imóveis, todos podem ser transacionados. A questão é o preço”.
Economia com forte matiz de mercado, com grande tendência de liderança que acelera os negócios, RP é singular. Tudo vira negócio. É certo que guerra, religião, esporte, arte, tudo o que no passado recente era área infensa a transação, virou igualmente negócio. É nesta velocidade que se muda de conceito. E que os imóveis mudam de residencial para comercial, embora o oposto não seja tão comum, isto é, imóvel comercial transformar-se em residencial. Já havíamos dito que escola e hospital, territórios típicos do binômio educação e saúde, são âncoras poderosas de qualquer centro comercial, tradução para o português da expressão inglesa shopping center. Onde existir o binômio hospital e escola – claro que quanto maior, mais movimentado for o estabelecimento, tanto um quanto outro, melhor – está criado um pólo de atração de pessoas transformáveis facilmente em consumidores.
Atualmente os imóveis próximos destes estabelecimentos já são valorizados por natureza. Mas, se você souber que determinado imóvel vai ser transformado em hospital ou em estabelecimento de ensino ou, ainda, se for um terreno que vai receber construção para qualquer destas duas atividades, não tenha dúvida: aposte no investimento. É boa pedida. Todo shopping center tem uma âncora que é quem segura um movimento mínimo de pessoas. Quando esse shopping é de comércio que tem porta para rua ou comércio tradicional, escolas, hospitais, rodoviárias, são – dentre outros – âncoras poderosas.
ANTÔNIO VICENTE GOLFETO