Cidade pode ganhar plano de preservação
Ideia da Secretaria de Cultura é de que os donos dos patrimônios se envolvam com projeto.
A Secretaria Municipal da Cultura vai montar um Plano Municipal de Preservação Patrimonial para Ribeirão Preto.
Um dos caminhos para o nascimento do projeto é a reunião com os proprietários de patrimônios públicos, marcada para depois de amanhã.
Foram enviadas 76 cartas para convidar os donos de bens tombados a participar do encontro. Nele, membros da sociedade civil e do Governo Municipal discutirão as necessidades de preservação dos patrimônios históricos e culturais da cidade.
Quem mora em ruas tombadas na cidade, como a José Bonifácio, também recebeu as correspondências — que, no caso, foram duplicadas: enviadas em mãos e pelo correio.
O objetivo é garantir o maior número possível de participantes na reunião. Mas muitos que moram na rua não quiseram participar, pois são inquilinos.
Por isso, pelo menos 80% dos moradores da via recusou o convite. O resultado, segundo a secretária da Cultura, Adriana Silva, não surpreende, pois o interesse da reunião é encontrar os proprietários e não apenas quem mora nas construções.
O número de cartas enviadas não representa o total de bens tombados na cidade, pois elas foram enviadas para moradores de vias tombadas e exclui as construções públicas tombadas.
Segundo Adriana Silva, não é possível criar uma expectativa sobre a quantidade de participantes da reunião, mas sim que haja envolvimento daqueles que se comprometerem a fazer parte. “Queremos ouvir o que as pessoas pensam, saber o que querem e não querem para estabelecermos uma relação.”
Com as informações que serão obtidas na reunião, o Governo Municipal poderá criar políticas e alternativas de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Segundo Adriana, a partir daí poderá ser elaborado o Plano Municipal de Preservação Patrimonial. “Vamos construir uma proposta para pensar neste plano.” (Marina Aranha)
Homologação do Leite Lopes depende de 3 pontos
Mais R$ 41 bilhões para a casa própria
Novos condomínios devem precisar custear barragens
Daesp busca negociar ampliação de pista do Leite lopes
Jardim Paulista tem nomes de ruas com sotaque indígena.
Índice que reajusta aluguéis aumenta para 0,77% em agosto
Extração de árvores na 9 de Julho começa hoje