Imposto a ser pago em 2011 será corrigido pela inflação e terá aumento de 5,4%.
A prefeitura de Ribeirão Preto começa a distribuir os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na primeira semana de janeiro. Este ano serão distribuídos 245.093, um aumento de 2,87% em comparação à distribuição feita este ano pela Secretaria da Fazenda. Em 2008, foram entregues 238.244 boletos de arrecadação do imposto.
O contribuinte que optar em fazer o pagamento em uma única parcela terá direito a um desconto de 10% no valor do imposto. O vencimento será no dia 19 de janeiro.
O contribuinte que optar pelo parcelamento terá que quitar a primeira parte também em 19 de janeiro. Porém, perde o direito ao desconto.
Sem aumento
A prefeitura desistiu de implantar nova planta genérica de valores e aplicou apenas a correção da inflação para atualizar o valor do IPTU. O aumento ficou em 5,4%.
Na proposta de Orçamento aprovada pela Câmara, a prefeitura estima arrecadar R$ 100 milhões com o imposto em 2011.
O secretário da Fazenda, Manoel Saraiva, recorda que, a partir de janeiro, a prefeitura vai incluir, na dívida ativa, todos os devedores em atraso com o IPTU e o ISS de 2010. Os débitos serão encaminhados para cobrança judicial.
Veja Mais