Liberação do FGTS para reforma de casa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje o governo estuda a possibilidade de os trabalhadores utilizarem parte do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para reforma de casas e compra de material de construção. Segundo Lula, o estudo precisa ser "cauteloso", porque o FGTS não é "um pote de água benta, que nunca acaba" e que "não se pode esvaziar de forma irresponsável o fundo", e os recursos já são utilizados em outras ações do governo.
"Nossa política habitacional prioriza o atendimento da população mais pobre. disse Lula durante discurso de abertura da 1a Conferência Nacional das Cidades. Os problemas urbanos no Brasil estão me preocupando porque, nas grandes regiões metropolitanas, a situação é desumana", afirmou.
O presidente mencionou ainda o projeto de lei do Fundo Nacional de Moradia Popular, há 12 anos em tramitação no Congresso, e pediu ao presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), que apresse a votação do projeto.
"Nós vamos ter que votar esse projeto, porque não quero esquecer tudo que fiz no meu passado e eu assinei esse projeto de lei", disse Lula.
Hoje, o dinheiro do FGTS só pode ser utilizados --na área de habitação-- para aquisição de imóvel próprio.