|
Outras notícias

Belo e funcional, mesmo sendo compacto.

WEBER SIAN Belo e funcional, mesmo sendo compacto LEVE E FUNCIONAL Tons claros e mesinha projetada no projeto de Zelena

Os apartamentos decorados encantam os clientes que visitam os empreendimentos e apresentam soluções inteligentes. Mostram que, mesmo em espaços compactos, é possível viver bem. Mas a decoração dos sonhos chega a custar 60% do valor do imóvel.
Decorados para agradar a maioria das pessoas, os profissionais preparam o apartamento ao gosto do mercado e de acordo com as tendências atuais. Para a arquiteta Tânia Sobreira, ele permite à pessoa sentir até onde pode chegar com a decoração e como adequá-la às suas necessidades. “Fazemos uma decoração para mostrar ao cliente o verdadeiro potencial do apartamento, até onde ela pode levá-lo a explorar o imóvel. Assim ele terá a capacidade de sentir o espaço real”, comenta.
Quando a pessoa entra num cômodo somente com as quatro paredes se tem a sensação é de um espaço reduzido. “No decorado ela tem noção de qual mobiliário poderá utilizar”, fala.

Sonho
Para os arquitetos a visita a um decorado pesa pelo menos 50% na decisão do cliente. “A gente tenta passar o sonho de aquisição mais importante da família, que é a casa própria. Você vende um sonho”, diz Tânia.
“Facilita ao cliente o entendimento de que os espaços foram planejados para caber um mobiliário para uma vida confortável e decente”, declara a arquiteta Zelena Rivaben.

Inspiração
Elas comentam, que o decorado inspira as pessoas que vão comprar o imóvel a seguir as idéias e soluções, acrescentando outras de acordo com seu estilo de vida. “Hoje não se faz projetos por m², mas por cm². Cada centímetro é importante no volume e no conjunto”, comenta Zelena.
Numa decoração de um apartamento de 60 m2, assinada por ela, os móveis planejados, o espelho na pareda sala de jantar, a mesa de vidro e as cadeiras vazadas, além da mesinha de centro projetada pela arquiteta tornam o espaço funcional e leve. “Hoje é feito um layout com equipamentos de ponta, com os quais se ganha espaço. Com uma TV LCD você economiza 50 cm de bancada. Não há porque ter espaços mortos e sem aproveitamento”, declara.

Espaço inteligente
E de fato o uso dos espelhos, aberturas amplas e vidro são soluções freqüentes nesses apartamentos e que garantem além de uma circulação perfeita, um belo efeito visual. “O vidro ocupa um espaço físico, mas preserva o espaço visual”, explica Tânia.
Ela também cita que às vezes um lambri de maderia ou um outro revestimento de parede tornam o ambiente mais aconchegante e encantam o cliente.
Já os móveis planejados auxiliam na personalização e na adequação das medidas. “Você faz de acordo com as medidas, desenhos e cores. Exercem a função a que se destinam e não comprometem o espaço”, diz.

Em casa
E não é só o mobiliário que encanta. Os detalhes estão presentes até em utensílios, como panelas e geladeiras funcionando. “A intenção é passar que há pessoas habitando o imóvel. O cliente deve se imaginar morando no apartamento, dentro da sua casa”, afirma Tânia.
Mas toda essa perfeição na decoração, nem sempre se encaixa no orçamento de quem acabou de investir as economias num imóvel, já que ela pode chegar a 50% do seu valor. “Não é um sonho tão distante, pois pode ser realizado em etapas. Os ambientes podem ser decorados aos poucos. A pessoa já deu o primeiro passo e já viu o potencial que ele pode atingir”, conclui Tânia.


Valeska Mateus