Projetos diversificados - Áreas de lazer espaçosas e com projetos que valorizam o verde são importantes na escolha de um imóvel. Áreas de lazer espaçosas e com projetos que valorizam o verde contribuem na escolha de um imóvel. Os casais com filhos, geralmente, dão prioridade a empreendimentos que valorizam estes espaços, segundo o diretor da Bild empreendimentos imobiliários, Rodrigo Vilas Boas. E na hora de comprar, a opinião dos jovens também conta.
"A localização e a infraestrutura foram importantes, mas o espaço de lazer contribuiu para a escolha definitiva. Estava entre as prioridades na escolha da casa nova", contou o engenheiro eletrônico Renato Gabeline Ferreira. Além da estrutura da área de lazer, a segurança de ter os filhos desfrutando de espaços para brincar dentro do condomínio também agradou a família. Ferreira disse ainda que os filhos, depois que viram os espaços decorados, se empolgaram com a diversidade do projeto e influenciaram na decisão.
Segundo Vilas Boas, as visitas aos apartamentos decorados da Bild são geralmente feitas, aos finais de semana, por famílias inteiras. "Geralmente os casais vêm acompanhados dos filhos, para todos aprovarem a escolha." Para agradar as crianças e adolescentes, as construtoras investem em opções para todos os gostos. "No condomínio Jardim Sul, por exemplo, pelo menos 40 itens integram a área de lazer. São quadras, piscinas, salão de jogos e brinquedoteca. Além da novidade para quem gosta de música, a garage band, um espaço para ensaios de bandas musicais", contou Vilas Boas.
O coordenador de vendas da Fit, Paulo Mariano, afirmou que pelo menos 70% dos clientes da empresa investem em condomínios com ampla área de lazer. "Os pais querem tirar os filhos de frente da televisão, e oferecer outras atividades. E no caso da Fit, os empreendimentos têm espaços para crianças e também para os adolescentes. Uma novidade é as praças próprias para luau."
Mas não basta apenas oferecer itens de lazer diferenciados. Os espaços verdes precisam complementar estes espaços para proporcionar mais qualidade de vida. "As praças valorizam meu condomínio", contou a psicóloga Fabiana Guerrelhas. Ela disse também que o espaço verde e as opções de lazer foram fundamentais para a escolha do condomínio. "Tenho duas filhas pequenas, e foi pensando nelas que escolhi minha casa. Elas aproveitam bastante, gostam de ficar no parquinho, andar de bicicleta, patins e ficar na piscina." (GR)
Brincar faz bem para a saúde
Os jogos eletrônicos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das crianças e adolescentes. E este tipo de brincadeira não permite que estes jovens tenham os benefícios que teriam com atividades esportivas e em grupo. Segundo a psicóloga Fabiana Guerrelhas, as atividades esportivas, recreativas e de lazer estão diretamente ligadas à saúde. "Brincar em grupo é sempre saudável, pois permite o desenvolvimento de habilidades sociais", afirmou. Fabiana disse também que quando as crianças brincam, elas reconhecem limites, convivem com regras e desenvolvem atividades motoras e cognitivas. "Em um condomínio, por exemplo, a criança tem que saber respeitar horários e regras dos vizinhos, tem que cuidar do espaço coletivo, tem que saber dividir e negociar interesses com outras crianças. Tudo isso contribui muito para o crescimento emocional, social e para a cidadania." E as brincadeiras não proporcionam benefícios apenas para as crianças, os bebês e adolescentes também tiram proveito dessas atividades. "É com a brincadeira que aprendemos a base para nos comportarmos como adultos. E isso pode ser adquirido pelos bebês e também por adolescentes", disse. (GR)