Justiça manda retirar muro de loteamento na zona Leste
Condomínio Chácaras Hípica terá de liberar tráfego no local. A juíza Lucilene Canella de Melo determinou que o Condomínio Chácara Hípica, no Parque São Sebastião, na zona Leste de Ribeirão Preto, derrube os muros que cercam a área. A sentença obriga a demolição imediata e a permissão de entrada para qualquer pessoa, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia.
O síndico da Cháraca Hípica, Adalberto Gomes da Silva, diz que o condomínio ainda não foi notificado. Porém, garante que vai recorrer da decisão.
O conjunto foi criado em 1970, com a venda de lotes para imóveis de recreação. Na época, a lei dos condomínios não existia. Com o tempo, as propriedades passaram a abrigar famílias e, com o aumento da violência, os moradores cercaram o condomínio há 15 anos.
Devido à cobrança de taxa condominial para cobrir custos com funcionários e operacionais, por exemplo, moradores procuraram o Ministério Público, sob a justificativa de que o pagamento era descabido porque o local é um loteamento. O promotor da Habitação e Urbanismo, Antonio Alberto Machado, propôs ação civil pública para pedir a eliminação das barreiras.
Outras propriedades
O síndico do condomínio diz que o problema maior não será o franqueamento do acesso pela portaria, mas a retirada dos muros. "São os fundos das propriedades que cercam", explica o síndico.
Além disso, o condomínio é cercado por áreas particulares em praticamente todo o entorno. Apenas em um dos lados, o conjunto faz divisa com a avenida Pedro Ravaneli, mas não há via interna que termine próximo ao local.
"O plano viário passa por ali. Pode até não haver rua física agora, mas o plano projeta vias pelo desenvolvimento de uma área", explica o promotor Antônio Alberto Machado.
No entanto, a decisão não isentou os outros moradores de pagar a taxa condominial.
Habitação em dia
Casas vazias em Ribeirão abrigariam 50 mil pessoas
MTST acampa na frente da casa de empresário em SP
Apenas com parcerias
Sem parar de crescer
Governo pretende tomar o imóvel de quem deve IPTU
Índice de imóveis atualizará balanços e substituirá a TR