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Mercado imobiliário: empresas investem em publicidade e profissionais se aprimoram

O mercado imobiliário brasileiro tem algumas peculiaridades desconhecidas por boa parte da comunidade, mesmo dos profissionais atuantes nesse setor. Uma delas diz respeito aos investimentos em publicidade feitos pelas empresas do segmento em 2002.

Vejamos alguns exemplos. Quem imaginaria que determinada empresa do setor de imóveis investiu mais de R$ 70 milhões em publicidade e despontou como uma das doze maiores anunciantes do país, ficando à frente de gigantes como Coca-Cola, Renault, Bradesco, Antarctica, Sadia, McDonald´s e Brasil Telecom? E que outra se destacou entre os 33 maiores anunciantes do país, com um investimento de R$ 33 milhões, o que a colocou à frente da Brahma, Credicard, Honda e Skol? E que uma terceira apareceu como 44.ª colocada no ranking de anunciantes, com um investimento de R$ 25 milhões e ganhando de companhias como Tam, Aol, Telesp e Boticário? Ou seja, entre os 300 maiores anunciantes brasileiros, encontramos 18 do mercado imobiliário, que somaram - somente no ano passado - mais de R$ 210 milhões em investimentos. Um número, no mínimo, representativo e que mostra a força desse setor.

Outro dado interessante diz respeito ao perfil do corretor de imóveis no Brasil. Ao contrário do que muitos pensam, 1/3 desses profissionais têm curso superior e quatro - em cada dez - já fizeram algum curso complementar visando aprimorar suas condições no exercício da profissão. O número de efetivação de negócios varia entre três e sete transações por mês. E mais de 20 por cento desses profissionais exercem outras funções como a de advogado, contador e pecuarista.

Entretanto, os corretores, da capital paulista, apresentam uma certa carência de informações sobre o mercado no qual atuam. As principais dúvidas dizem respeito ao preço dos imóveis, à legislação, ao crédito e financiamento, às taxas de juros e à política habitacional. As dúvidas mais freqüentes são relativas aos preços de imóveis por bairro (28%), ao financiamento imobiliário (14%), às informações gerais (12%), aos dados gerais sobre a área de locação (12%) e ao zoneamento (9%). Quanto aos financiamentos, os assuntos que mais geram dúvidas são: funcionamento do sistema em geral (26%), taxa de juros (21%), financiamento sobre carteira (11%) e reabertura de financiamentos (6%).

Percebe-se, portanto, que os profissionais do mercado imobiliário paulista e brasileiro têm procurado se profissionalizar cada vez mais, transformando-se em consultores voltados para venda. Além disso, o mercado imobiliário está em franca expansão, ao contrário da visão negativa compartilhada por muitos. Este é um setor de grande importância para o PIB do país e seu desenvolvimento só tende a crescer.



* Rosalvo Barreto é um dos cinco mais premiados especialistas em Marketing Imobiliário do Brasil
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