Imóvel mal conservado é o mais difícil de alugar, diz pesquisa.
O mau estado de conservação de um imóvel é o principal motivo para que os interessados em alugá-lo desistam de fechar o contrato.
Segundo levantamento realizado pela administradora de imóveis Lello na cidade de São Paulo, 34% das recusas têm como causa as condições de habitabilidade da casa ou apartamento.
Segundo o estudo, outros fatores que dificultam a locação são o valor de aluguel acima da média do mercado --responsável por 20% das desistências-- e a falta de exclusividade de uma só imobiliária na intermediação da locação --motivo que gera 15% dos negócios iniciados e não-concretizados.
Para a gerente da Lello Intermediadora de Negócios, Roseli Hernandes, a velocidade de locação de uma unidade residencial depende de vários fatores, como o estado do imóvel, equipamentos existentes, localização, infra-estrutura e, no caso de prédios de apartamentos, opções de lazer.
Ela também explica a razão pela qual o proprietário de um imóvel deve evitar contratar mais de uma administradora ou corretora para alugá-lo. "O excesso de placas dá a impressão de que o imóvel está encalhado ou em mau estado de conservação."