SÃO PAULO - O volume de ações de despejo por falta de pagamento de aluguel registrou queda de 6,63% em novembro em relação a outubro em São Paulo, de acordo com levantamento divulgado hoje pelo Fórum de Justiça de São Paulo e pela administradora de condomínios Hubert. O resultado representa a primeira baixa após três meses seguidos de crescimento.
No mês passado, houve ingresso de 1.535 ações na Justiça contra inquilinos inadimplentes, ante 1.644 ações apresentadas em outubro. Apesar da queda mensal, o montante de pedidos de despejo ajuizados neste ano é bem superior ao registrado no ano passado. Nos 11 primeiros meses do ano, o volume de processos chegou a 18.736, 10,24% superior aos 16.995 registrados no mesmo período de 2008.
Para o diretor da administradora de condomínios, Hubert Gebara, o aumento substancial no número de ações de despejo neste ano é resultado do avanço nos preços de alugueis. Nos últimos 12 meses encerrados em dezembro, a alta foi de 8,8%, segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).
Hubert lembra que, em períodos de recuperação econômica, os proprietários tendem a trocar os inquilinos para obter locações mais vantajosas. Em períodos de crise, eles procuram a Justiça para receber os aluguéis atrasados.
Agencia Estado - 28/12/2009