|
Outras notícias

Tudo novo, de novo

Lembrança resgatada Transformar móveis antigos em novos é uma boa maneira de economizar e colaborar com a natureza.


É comum ganhar móveis antigos de familiares e amigos para mobiliar a primeira casa própria. Também é normal deixar de lado móveis mais velhos durante as mudanças que não terão espaço, ou não vão se adequar ao estilo do novo apartamento. Porém, é possível aliar o rústico com o contemporâneo e criar ambientes modernos com o uso de móveis restaurados ou personalizados. Além de resgatar lembranças da família, a restauração pode ser uma saída econômica e ecologicamente correta de decorar.


Para a decoradora especializada em móveis rústicos do Armazém Barroco, Cristina Simões, os móveis mais antigos possuem qualidade e podem durar mais. "Eles são feitos de madeira maciça, e não de compensado ou outros materiais que se desgastam facilmente", disse. Segundo Cristina, muitas pessoas possuem móveis bons em casa e não sabem como utiliza-los. "Muitos acham que a restauração é um processo caro, mas comprar um móvel novo e de qualidade pode ser muito mais", contou.


A designer de interiores Amália Faleiros diz que a personalização de um móvel pode dar novas funcionalidades ao item. "Uma cômoda, que já não tem muita utilidade nos dias de hoje, pode se transformar em uma mesa de apoio, ou até em um pequeno bar de canto", disse. Para ela, a mistura do antigo com cores vivas está se transformando em tendência. "Um criado mudo que está mal cuidado, pode virar um móvel de destaque com apenas uma pintura", contou Amália.


Uma cama, que antes era de solteiro, pode se transformar na cama do filho do novo casal. "A pessoa pode transformar o que tem em casa e dar novos ares ao móvel. Ela economiza e reaproveita a madeira de boa qualidade que tem em mãos", disse Cristina. "Uma cliente minha é casada há 25 anos e estava cansada de sua cama de casal. Mudamos a pintura e o acabamento e pronto, parece nova", contou a decoradora.


Para ela, na hora de personalizar o móvel, a dica é usar o bom senso, a criatividade e levar em consideração o ambiente no qual ele será inserido.


Casa com estilo próprio


O uso de móveis restaurados na decoração pode ajudar a criar um estilo próprio para a casa. "Eles tiram aquela impressão de vitrine de loja. Onde tudo é pré-montado e planejado", disse a designer de interiores Amália Faleiros. Para ela, as lembranças que os móveis herdados trazem também dão maior sensação de aconchego ao cômodo. "A pessoa se sente mais em casa. Ela usa a criatividade e cria o seu próprio canto", falou a designer.


Para quem gosta de restaurar e personalizar móveis, ou não tem dinheiro para comprar peças novas, uma boa opção é procurar brechós e lojas de móveis usados. "É possível encontrar itens maravilhosos nesses lugares. Depois basta restaurá-los. O custo beneficio vale a pena", disse a decoradora Cristina Simões. Segundo ele, peças raras podem ter um preço mais elevado. "Algumas possuem valor artístico", explicou Cristina.




0
|
0